sábado, 25 de outubro de 2008

A História


Os adeptos do movimento rejeitavam o moralismo e o passado, e suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX. Os primeiros futuristas europeus também exaltavam a guerra e a violência. O Futurismo desenvolveu-se em todas as artes e influenciou diversos artistas que depois fundaram outros movimentos modernistas.


A pintura:


A pintura futurista foi influenciada pelo cubismo e pelo abstracionismo, mas a utilização de cores vivas e contrastes e a sobreposição das imagens pretendia dar a idéia de dinamismo. Alguns dos primeiros artistas do futurismo foram: Umberto Boccioni, Carlo Carrà e Luigi Russolo.


O Futurismo em diferentes países:


Brasil: No Brasil, alguns artistas influenciados foram, por exemplo, Oswald de Andrade e Anita Malfatti.


Portugal: Em Portugal, logo em 1909, o Manifesto de Marinetti foi traduzido do Le Figaro no Diário dos Açores, mas passou despercebido.


Em Março de 1915, Aquilino Ribeiro, numa crônica parisiense anuncia na revista Ilustração Portuguesa o movimento futurista aos Portugueses.Mas foi no número dois da Revista Orpheu, dirigida por Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro que o futurismo aparece como movimento em Portugal. Na revista aparecem quatro trabalhos de Santa-Rita Pintor, e a Ode Marítima de Fernando Pessoa, mereceu de Sá Carneiro a apreciação de "Obra Prima do Futurismo".


Porém, em 1918, com a morte e partida para outros países de alguns artistas, o movimento Futurista Português entrou em declínio.

Nenhum comentário: